motor honda comando de válvula

Regule as válvulas do seu motor Honda a cada 40mil km

As válvulas são peças fundamentais para o funcionamento dos motores de combustão interna, pois elas controlam a entrada e a saída de gases dos cilindros. Por exemplo, as válvulas de admissão permitem a entrada da mistura de ar e combustível, enquanto as válvulas de escape liberam os gases resultantes da queima.

Por que temos que ajustar as válvulas dos motores dos veículos da Honda a cada 40 mil quilômetros?

… um minuto de sua atenção:

Se estiver pensando em comprar seu carro , conheça o trabalho da Aline Deolindo e o projeto Jornada da Compra do Carro Ideal e aprenda a fazer uma vistoria completa. Nesse curso, você aprenderá a avaliar e ter segurança de que fez um bom negócio:

A Honda recomenda que a regulagem das válvulas seja feita a cada 40 mil quilômetros ou conforme a necessidade, dependendo das condições de uso do veículo. Essa regulagem consiste em verificar se há um espaço excessivo ou insuficiente entre os cames e os tuchos hidráulicos, usando uma lâmina de calibre (calibrador de lâminas).

Se houver folga fora do especificado, é preciso substituir os tuchos hidráulicos por outros com espessuras diferentes.

A regulagem das válvulas é um serviço que deve ser feito por um profissional qualificado e com ferramentas adequadas. Além disso, é preciso seguir as orientações do manual do proprietário e usar peças genuínas Honda. Ao usar peças genuínas Honda, você garante que seu veículo se mantenha da mesma maneira em que saiu da fábrica.

Se você precisa fazer a regulagem das válvulas do seu veículo Honda, procure uma concessionária autorizada perto de você. Lá você encontrará técnicos treinados e equipamentos de última geração para cuidar do seu motor com qualidade e segurança. Aproveite e confira também os kits de revisão preventiva Honda, que oferecem peças originais com preços especiais.

Dessa forma o motor dura por muito mais tempo

Para que o motor funcione de forma eficiente e durável, é preciso que as válvulas estejam bem reguladas, ou seja, que elas abram e fechem no momento certo e na medida certa. Sendo assim, se as válvulas estiverem desreguladas, podem ocorrer problemas como perda de potência, aumento do consumo de combustível, falhas na ignição, ruídos anormais e até danos ao motor.

Tipos de comandos de válvulas

Existem dois tipos de sistema de comando de válvulas: o mecânico e o hidráulico. O sistema mecânico usa tuchos (ou balancins) que ficam em contato com as hastes das válvulas e são empurrados pelos cames do eixo. Nesse caso, é preciso fazer o ajuste periódico da folga entre os tuchos e as hastes, pois elas sofrem desgaste com o uso.

Comando de válvula mais antigo

A regulagem das válvulas depende do tipo de comando que elas possuem. Os motores mais antigos usam um sistema mecânico, em que as válvulas são acionadas por um eixo com cames (ressaltos) que empurram os tuchos (impulsores) que estão em contato com as hastes das válvulas. Nesse caso, é preciso fazer o ajuste periódico da folga entre os tuchos e as hastes, pois elas sofrem desgaste com o uso.

Sistema de válvula hidráulico

Os motores mais modernos usam um sistema hidráulico, em que as válvulas são acionadas por um eixo com cames que empurram os tuchos hidráulicos, que são preenchidos com óleo sob pressão. Nesse caso, não há folga entre os tuchos e as hastes, pois o óleo compensa o desgaste das peças. Porém, é preciso verificar se o óleo está no nível correto e se não há vazamentos ou sujeira no sistema.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *