toyota corolla 2023 versão gr Logo

Corolla 2023 prós e contras de todas as versões

Começando pela GLI, ela já é bem completa de fábrica

O carro vem equipado com sete airbags para segurança total, freio a disco nas quatro rodas e uma suspensão traseira totalmente independente, o que ajuda demais na dirigibilidade.

… um minuto de sua atenção:

Se estiver pensando em comprar seu carro , conheça o trabalho da Aline Deolindo e o projeto Jornada da Compra do Carro Ideal e aprenda a fazer uma vistoria completa. Nesse curso, você aprenderá a avaliar e ter segurança de que fez um bom negócio:

E o coração desse Corolla é um motor 2.0 aspirado, que a galera da Toyota chama de “Dynamic Force”. Por exemplo, esse motor entrega até 177 cavalos de potência e um torque máximo de 21,4 kgfm, o que é bem impressionante para um motor aspirado

Toyota Safe Sense de série

E não para por aí! O Corolla 2023 está turbinado com um sistema de assistência à condução que é puro futuro, o “Toyota Safe Sense” (TSS). Sendo assim, é tipo um combo de tecnologias bem bacana semelhante ao Honda Sensing, com uma câmera no para-brisa e um radar frontal atrás do símbolo da Toyota na grade.

Com isso, o carro vem com um controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta a velocidade de acordo com o tráfego, um alerta de colisão frontal que ajuda a evitar acidentes e até um sistema de aviso de saída de faixa, para você não perder o rumo na estrada.

Tudo isso é para garantir a máxima segurança nas suas aventuras automobilísticas.

Motor 2.0 que acompanha todas versões do Corolla 2023, exceto Hybrid

Este propulsor de última geração encontra-se em diversas iterações do modelo, como a GLI, XEI, GRS e até mesmo a aclamada Outs Premium, reforçando seu papel fundamental em toda a gama.

Por exemplo, o robusto motor aspirado de 2.0 litros e 16 válvulas, o Corolla 2023 desencadeia um impressionante desempenho, rugindo com até 177 cavalos de potência e um torque máximo de 21,4 kgf·m.

Esse notável nível de potência é um testemunho do compromisso da Toyota com a engenharia de ponta e sua busca constante por excelência mecânica.

Injeção direta nos motores 2.0

Em paralelo a essa força motriz, o Corolla emprega uma tecnologia de injeção de combustível direto, incorporada a um sistema de duplo comando variável, otimizando ainda mais a eficiência e o desempenho do motor.

Dessa forma, essa combinação sinérgica reforça a visão da Toyota de liderança no desenvolvimento de motores de alta potência e baixo consumo.

Câmbio com 1 marcha engrenada e o restante CVT

E não para por aí! Dentro dessa máquina, o encontro entre potência e eficiência é harmoniosamente complementado por um avançado sistema de transmissão.

A Toyota, sempre inovadora, introduz o câmbio Direct, uma joia da engenharia que se destaca por simular com maestria até “10 marchas distintas”.

Contudo, o que faz dele verdadeiramente único é a sua primeira marcha física, engrenada para o arranque inicial, antes de se metamorfosear em um eficiente câmbio CVT, otimizando o consumo de combustível em todas as etapas da condução.

Mudanças da GLI comparando com a XEi

A versão XEI traz um conjunto de recursos de iluminação que elevam a experiência. Seus faróis baixos utilizam a tecnologia projetor com iluminação halógena, que proporciona uma iluminação nítida e eficiente. Além disso, há o ajuste de altura do facho do farol, para que você possa personalizar a visibilidade conforme sua preferência.

Por exemplo, outro detalhe é o DRL (Luz de Rodagem Diurna) em LED, o que não só aumenta a visibilidade, mas também confere um toque moderno ao design.

Faróis dianteiros em LED só a partir da versão XEi

O Corolla XEI não para por aí nas luzes em LED. Ele também incorpora faróis auxiliares dianteiros em LED, que contribuem para uma iluminação ainda mais eficaz. Entretanto, para adicionar mais estilo e segurança, o repetidor de seta no espelho lateral entra em cena, tornando as conversões mais visíveis para os outros motoristas.

Pneus com perfil baixo, poderiam ser maiores

E falando de estilo, esse XEI possui um conjunto de rodas que expressam esportividade e elegância. Por exemplo, Pneus de perfil 45 e largura 225 garantem uma aderência precisa, enquanto as rodas de liga leve aro 17 polegadas em um sofisticado tom de cinza escuro agregam um toque de classe ao visual.

Sensores, também a partir da XEi

E não podemos esquecer da praticidade. Sensores de estacionamento na frente simplificam as manobras em espaços apertados, garantindo um processo mais suave e seguro.

Consumo do Corolla nas versões a combustão

Agora, se tratando do coração do Corolla, o conjunto motor e câmbio, temos eficiência comprovada.

O motor eficiente associado a um câmbio bem calibrado contribui para um excelente desempenho e consumo de combustível otimizado. Por exemplo, O Inmetro, inclusive, classifica o Corolla XEI com um “A” na categoria e um “B” na classificação geral, uma prova clara da sua eficiência.

Na cidade, ele entrega uma média de 11,9 km/l com gasolina, enquanto na estrada esse número sobe para 14,2 km/l, tornando-o um verdadeiro exemplo de eficiência no segmento.

Suspensão independente, ponto POSITIVO

Mudando para a parte traseira, a suspensão totalmente independente proporciona conforto e estabilidade aprimorados. E a coisa fica séria quando falamos de freios.

O Corolla XEI ostenta um sistema de freios a disco nas quatro rodas, incluindo um sistema a disco na traseira. Contudo, Isso não apenas garante uma capacidade de frenagem eficaz, mas também significa que o carro mantém uma performance confiável em frenagens sucessivas, como em descidas íngremes.

Suspensão melhor que a versão Cross

Lembrando que o Corolla 2023 sedan possuí suspensões independentes nas quatro rodas, inclusive é superior a suspensão do Corolla Cross 2023. Dessa forma, ponto positivo, pois no Cross só possuí versões com eixo de torção, perdendo um pouco de estabilidade.

Traseira, luzes em LED e bastante tecnologia

E, claro, não podemos deixar de falar da parte de trás que também brilha com tecnologia. O sistema de iluminação traseira em LED incorpora lâmpadas de lanterna e freio, proporcionando uma visibilidade aprimorada para os motoristas que seguem atrás. Além disso, quatro sensores de estacionamento e uma câmera de ré trabalham em conjunto para facilitar as manobras e proporcionar maior segurança ao estacionar.

Porta-malas do Corolla 2023 é igual para todas as versões

O espaço aqui é realmente generoso, totalizando 470 litros na medição. Um ponto notável no Toyota Corolla é o pneu reserva.

Ao levantar o piso do porta-malas, fica evidente que se trata de um pneu integral, uma característica distintiva em relação a muitos carros que atualmente utilizam pneus mais estreitos no mercado brasileiro.

Agora, qual a diferença prática? O uso desse pneu reserva não afeta a dirigibilidade, ao contrário do pneu mais fino.

Espaço interno coom entre-eixos de 2,70 no Corolla 2023

Quando focamos no espaço no banco traseiro do Toyota Corolla, fica claro que ele oferece um ambiente generoso.

Graças ao entre-eixos de 2,70 metros, os bancos dianteiros proporcionam conforto suficiente para que eu possa me acomodar, com espaço até para encostar meus joelhos e quase um palmo de espaço para o banco dianteiro. Além disso, a mobilidade dos pés também é bastante satisfatória.

E há mais detalhes aqui na parte traseira, incluindo uma alça de segurança no teto, um gancho conveniente para pendurar cabides, luz de iluminação no teto e um descanso de braço que também serve como suporte para dois porta-copos. E o detalhe interessante é que esse porta-objetos é escamoteável.

Estofados em couro e soft-touch

Ainda em relação ao conforto, nesta versão você desfruta de bancos revestidos em couro, e o acabamento das portas e da parte superior é feito em material ‘soft touch’. Tudo isso foi cuidadosamente projetado para proporcionar um padrão elevado de conforto.

Confortos para o motorista

Na posição do motorista, há uma série de equipamentos ao alcance de um simples toque. Você pode abrir e fechar todos os quatro vidros com facilidade, e também conta com a função de rebatimento das laterais dos espelhos. Além disso, a conveniência do farol alto automático é garantida para tornar as viagens noturnas mais seguras e tranquilas.

Paddle Shifts só a partir da versão XEi do Corolla 2023

O volante é ajustável em profundidade e altura, possibilitando uma posição de direção ideal para cada motorista. Nesta versão XEI, outra adição de destaque são os Paddle Shifts, localizados atrás do volante. Eles permitem uma interação mais direta com a simulação das 10 marchas proporcionada pelo câmbio CVT.

Console central completo e bem acabado

A posição do motorista também traz um descanso de braço que, quando levantado, revela um conveniente porta-objetos, além de tomadas de 12 volts e USB para carregar dispositivos. A parte frontal da alavanca de câmbio abriga dois porta-copos.

E não para por aí! O modo esporte de condução e o botão do programa de estabilidade também são facilmente acessíveis. Um espaço projetado especialmente para acomodar smartphones está disponível, e o ar-condicionado digital e automático apresenta uma função Eco, projetada para otimizar a economia de combustível, suavizando seu funcionamento quando a demanda é menor.

Central multimidia de 14 polegadas “deixou a desejar”

Como todo carro japonês, não criamos uma expectativa muito grande quanto a qualidade das centrais de multimídia. Qualidade da câmera é razoável mas possuí uma boa fluidez de comandos e touch screen.

Falando em recursos, a versão XEI também inclui uma central multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay, através de uma porta USB. Além disso, o espelho interno auto crômico (fotocrômico) está incluso, oferecendo praticidade em todas as situações de condução.

Versão do Corolla 2023 GRS

Outra opção que você encontra é a versão GRS, que apresenta uma estética mais esportiva. E também temos a versão Alt Streaming. Vamos agora explorar em detalhes a versão GRS. Esta variante, com uma proposta visual mais esportiva, traz modificações distintas que não passam despercebidas.

“Pega esportiva” nos detalhes extenos

O para-choque dianteiro, por exemplo, apresenta um design mais aerodinâmico e marcante, contribuindo para uma aparência dinâmica.

A atenção aos detalhes é evidente, inclusive nas rodas, que ostentam um acabamento diferenciado. A lateral também é marcada por um toque especial, com uma faixa longitudinal que identifica prontamente essa versão.

As alterações também se estendem à iluminação, pois todo o conjunto frontal é equipado com tecnologia LED, incluindo faróis projetores tanto para o alto quanto para o baixo, mantendo a luz diurna em LED. O farol auxiliar também adota iluminação 100% LED.

Na traseira, o conjunto de iluminação segue a mesma tendência, com a lanterna traseira adotando um design distintivo. Para realçar o aspecto aerodinâmico, a tampa do porta-malas possui um elemento estrategicamente posicionado. Além disso, o para-choque traseiro é ligeiramente mais largo e inclui detalhes de aerodinâmica, contribuindo para um visual esportivo e empolgante.

Interior da versão GRS é bem daora

No interior, uma série de mudanças também estão à vista. Os bancos, por exemplo, apresentam dois tipos de couro, sendo um na parte central e outro nas laterais. Toques em vermelho, juntamente com o logo GRS, são perceptíveis no encosto de cabeça.

O teto é escurecido, criando uma atmosfera mais dinâmica. Detalhes em vermelho também marcam presença no descanso de braço, na coifa do câmbio e no painel. O volante, revestido em couro, possui costuras em vermelho, completando o conjunto.

Versões numeradas, exclusivas

E para adicionar um toque exclusivo, vale destacar que a versão GRS é numerada, adicionando um elemento de exclusividade a essa experiência.

A partir da GRS temos carregador por indução

Outro recurso que pode fazer toda a diferença para muitos clientes é o carregador de celular por indução, proporcionando um modo de carregamento conveniente sem a necessidade de cabos.

A versão GRS foi projetada especificamente para atender à demanda daqueles que desejam um visual diferenciado para o Corolla. Claro, esta é uma edição um tanto limitada, direcionada a um público que valoriza um estilo distintivo e esportivo.

Finalmente, Versão Altis Hybrid do Corolla 2023

O Corolla Altis Premium também está disponível com motor a combustão, no entanto, o cliente está realmente buscando este carro com a motorização híbrida. Vou apresentar o Altis e estender diretamente para a versão Hybrid, justamente essa motorização híbrida.

Todo veículo Toyota com esta proposta de sustentabilidade apresenta algumas modificações externas, como o logotipo da Toyota com detalhes em azul, faróis que também ostentam elementos em azul, além da inscrição “Hybrid” nas laterais do veículo, sinalizando a presença do motor mais eficiente em termos de consumo.

Não muda quase nada por fora, exceto o logo “com detalhes azul”

Exteriormente, a versão volta a adotar um para-choque de visual mais clássico, mas com detalhes notáveis, como essa área pintada em preto brilhante. Os faróis, totalmente em LED Full LED, iluminam a estrada com eficácia.

Pequena diferença na roda diamantada

A roda, neste caso, apresenta um acabamento diamantado, e uma característica marcante nesta versão é o teto solar, uma adição exclusiva disponível apenas na versão Altis Premium do Toyota Corolla, a fim de conferir ainda mais sofisticação.

Mesmo acabamento de dois tons do Corolla GRS 2023

Internamente, a sofisticação também é palpável. O esquema de cores de dois tons, com um tom mais escuro na parte inferior e um tom mais claro na parte superior, é estendido para os bancos, laterais das portas e até mesmo para o painel frontal.

Tudo isso foi meticulosamente planejado para conferir um toque exclusivo a esta versão topo de linha, o Altis Premium.

Aqui começa uma diferença notável de proposta, por conta do motor 1.8

O grupo de trens motrizes, composto pelo motor e câmbio, é notavelmente diferente no Corolla híbrido. De um lado, temos um motor a combustão de 1,8 litros, aspirado, com um ciclo Atkinson, projetado para otimizar a economia de combustível.

Do outro lado, encontramos o sistema elétrico do carro, composto por dois motores, o MG1 e o MG2. Todos esses componentes foram cuidadosamente projetados para maximizar a eficiência de consumo.

Além disso, o sistema de transmissão é único, sendo um câmbio de relação continuamente variável, mas diferindo do tradicional CVT encontrado em outros carros. Este sistema, chamado de “transeixão”, foi desenvolvido para proporcionar a máxima eficiência possível no consumo de combustível.

Apesar de Hybrido, não é “elétrico”

Vale ressaltar que o Corolla híbrido não requer um carregamento externo, como os veículos elétricos plug-in. A bateria é recarregada pelo próprio motor a combustão quando este está em funcionamento.

O funcionamento do sistema híbrido é bastante intuitivo: em situações de tráfego lento ou deslocamentos a baixas velocidades, o sistema elétrico entra em ação.

Quando mais potência é necessária, o motor a combustão assume e também recarrega a bateria do sistema elétrico. Além disso, existem situações em que o motor a combustão pode estar desligado, como quando o veículo está em velocidade constante, em uma reta ou mesmo em uma descida, contribuindo para economia de combustível.

Vantagens do sistema hybrido

É importante notar que, graças ao sistema híbrido, o carro opera de maneira totalmente normal, incluindo o funcionamento do ar-condicionado, que é alimentado por essa bateria elétrica. Vale ressaltar que este veículo possui duas baterias distintas.

A primeira é a bateria de alta capacidade do sistema elétrico, responsável pela propulsão do veículo e pelo sistema de ar-condicionado. Essa bateria está posicionada sob o banco traseiro. No entanto, o carro também possui uma bateria convencional de 12 volts, que é uma bateria ácida, responsável por manter funcionando os componentes elétricos convencionais do veículo, como a Central Multimídia, ventilação, faróis e até mesmo as travas elétricas, entre outros dispositivos.

Consumo de Yaris

O principal objetivo de um carro híbrido é aumentar a eficiência energética. Vale destacar que o Corolla é um híbrido Flex, o que significa que pode utilizar tanto etanol quanto gasolina como combustível. E olha só como ele se destaca com o uso da gasolina: em estradas, ele alcança uma média de 15,4 km por litro, o que já é considerado bastante eficiente.

No entanto, o diferencial realmente se mostra nas áreas urbanas, onde o Corolla atinge impressionantes 17,9 km por litro, de acordo com a medição do Inmetro.

Nesta versão, também encontramos bancos com ajustes elétricos para o motorista, e o painel se destaca por sua configuração diferenciada. A parte central abriga uma tela digital de alta resolução, enquanto ponteiros ainda estão presentes nas laterais, permitindo o controle de várias funções do veículo.

Sistema de ar-condicionado dual-zone

E para elevar ainda mais o conforto interno, a versão topo de linha está equipada com um sistema de ar-condicionado digital e automático de dupla zona, o que significa que motorista e passageiro da frente podem ajustar suas temperaturas de maneira independente. Este recurso é particularmente útil para casais ou passageiros com diferentes preferências de temperatura.

A versão Altis Premium é, sem dúvida, uma opção extremamente diferenciada, especialmente quando equipada com a motorização híbrida. Ela encapsula uma série de características que realçam sua posição no topo da linha Corolla, proporcionando uma experiência excepcional e voltada para o conforto e eficiência.

Pontos negativos da versão Hybrida

Valor da bateria pode chegar em R$ 20.000,00. Contudo, a Toyota fornece uma garantia de fábrica de até 8 anos para essa bateria.

Tabela que resume as diferenças entre as versões do Corolla 2023

CaracterísticaGLIXEiGRSAltis Hybrid
Motorização2.0L Gasolina2.0L Gasolina2.0L GasolinaMotor Híbrido
Potência (cv)177177177122 (comb.)/101 (elétr.)
TransmissãoCVTCVTCVTCVT
Versão HíbridaNãoNãoSimSim
Sistema de AssistênciaToyota Safe Sense (TSS)Toyota Safe Sense (TSS)Toyota Safe Sense (TSS)Toyota Safe Sense (TSS)
IluminaçãoHalogênioLEDLEDLED
RodasLiga leve 16″Liga leve 17″Liga leve 17″ diamantadaLiga leve 17″
Bancos em CouroNãoNãoSimSim
Interior DiferenciadoNãoNãoSimSim
Sistema de NavegaçãoNãoNãoNãoSim
Ar Condicionado AutomáticoManualManualManualDual Zone Automático
Tecnologia de CâmbioCVT TradicionalCVT TradicionalTranseixosTranseixos
Consumo (Cidade – km/l)11,2 (Gas.) / 8,1 (Eto.)11,9 (Gas.) / 8,2 (Eto.)N/A17,9 (Gas.) / 18,9 (Eto.)
Consumo (Estrada – km/l)14,5 (Gas.) / 10,4 (Eto.)14,2 (Gas.) / 9,6 (Eto.)N/A15,4 (Gas.) / 14,5 (Eto.)
Teto SolarNãoNãoSimSim
Carregador por InduçãoNãoNãoNãoSim
Tabela comparando versões do Corolla 2023

Tabela FIPE de todas as versões do Corolla 2023

Código FIPEModeloValor da Tabela FIPE
002182-2Corolla Altis 1.8 16V Aut. (Híbrido)R$ 168.121,00
002183-0Corolla Altis Prem. 1.8 Aut. (Híbrido)R$ 168.556,00
002112-1Corolla ALTIS/A.Premiu. 2.0 Flex 16V AutR$ 155.630,00
002208-0Corolla Cross GR-S 2.0 16V Flex Aut.R$ 169.642,00
002181-4Corolla GLi 2.0 16V Flex Aut.R$ 131.522,00
002199-7Corolla GR-Sport 2.0 Flex 16V Aut.R$ 161.886,00
002111-3Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut.R$ 138.170,00

Segurança e Latin N CAP

Segundo os resultados que encontrei, o Corolla 2023 recebeu cinco estrelas tanto na proteção de ocupantes adultos como de crianças, sendo o único sedã médio a oferecer uma versão híbrida flex no mercado brasileiro.

Os seus principais concorrentes são o Honda Civic, o Chevrolet Cruze e o Volkswagen Jetta, que também foram avaliados pelo Latin NCAP em anos anteriores. Veja abaixo uma tabela comparativa com as notas e os percentuais de cada modelo:

ModeloAnoEstrelas AdultosEstrelas CriançasProteção AdultosProteção CriançasProteção PedestresAssistência Segurança
Toyota Corolla 202320225583,3%91,8%59,7%81,6%
Honda Civic20195586,8%87,6%69,4%76,1%
Chevrolet Cruze20204476,9%75,9%54,8%58,7%
Volkswagen Jetta20195586,9%83,1%68,8%76,1%

Pontos Positivos do Corolla 2023

O Toyota Corolla 2023 é um sedã de porte médio que se destaca por oferecer uma combinação de conforto, segurança, tecnologia e confiabilidade.

  • Seu design é contemporâneo e elegante, com faróis e lanternas em LED, teto solar elétrico e rodas de liga leve, conferindo-lhe uma presença marcante nas ruas.
  • No quesito motorização, o Corolla 2023 oferece duas opções distintas. O primeiro é um motor 2.0 flex com injeção direta e indireta, capaz de entregar até 177 cavalos de potência. O segundo é um sistema híbrido flex de 1.8 litros, que combina um motor a gasolina com um elétrico, gerando uma potência de 123 cavalos. Ambas as versões vêm equipadas com um câmbio automático CVT que simula até 10 marchas, proporcionando uma experiência de condução suave e eficiente.
  • Um dos grandes destaques do Corolla 2023 é sua notável economia de combustível, especialmente na variante híbrida. Esta versão pode atingir impressionantes índices de consumo, chegando a 16,3 km/l na cidade e 14,5 km/l em estradas, quando abastecido com gasolina. Além disso, o modelo se destaca por seu custo de manutenção acessível e pela boa liquidez que mantém no mercado, o que é um fator importante para muitos compradores.
  • Em termos de segurança, o Corolla 2023 é equipado com o pacote Toyota Safety Sense (TSS), que inclui uma série de recursos avançados, como faróis altos automáticos, sistema de pré-colisão frontal, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego.

Esses recursos contribuem para a tranquilidade do motorista e dos passageiros, e o modelo obteve a pontuação máxima nos rigorosos testes de segurança do Latin NCAP.

Pontos Negativos do Corolla 2023

No entanto, alguns proprietários e avaliações encontradas na internet destacam algumas questões negativas relacionadas ao Corolla 2023.

  • Um problema relatado com certa frequência é a infiltração de água nos faróis, o que pode resultar em embaçamento, amarelamento e até mesmo na queima das lâmpadas. Esse problema pode afetar a visibilidade e a estética do veículo.
  • Outra questão apontada é a presença de ruídos na suspensão dianteira e nos rolamentos das rodas, que podem ser causados por defeitos de fabricação ou pelo uso em superfícies irregulares. Entretanto, alguns proprietários também mencionam a ocorrência de rangidos internos no painel e nas portas, o que pode ser desconfortável durante a condução.
  • Alguns consumidores também mencionam que o consumo de combustível na cidade, especialmente na variante com motor 2.0 flex, pode ser elevado. Além disso, há críticas à falta de potência do motor 1.8 híbrido, que pode comprometer o desempenho em ultrapassagens e em aclives mais íngremes.
  • Por último, o preço do Corolla 2023 é considerado alto por alguns compradores em comparação com outros concorrentes no mercado, como o Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Além disso, algumas versões do Corolla 2023 podem apresentar uma lista de equipamentos limitada, especialmente nas versões de entrada.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *